quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Comerciários celebram o seu dia nesse 30 de outubro


Hoje, dia do comerciário, o SINCOMAR cumprimenta todos aqueles que trabalham no comércio de Maringá e região e que, com muita dedicação, fazem do  setor terciário um verdadeiro motor da economia.
É sempre bom lembrar que o comerciário das primeiras décadas do século XX trabalhava em condições desumanas. Ele fazia jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. Para combater tal exploração, os trabalhadores criaram pequenos grupos e associações de apoio, que mais trade se tornaram sindicatos.
A primeira grande vitória da união dos trabalhadores no comércio foi a redução da jornada diária, de 12 para 8 horas, que veio seguida do repouso semanal remunerado aos domingos.
A consolidação de tão importantes  conquistas se deu no dia 30 de outubro de 1932, cuja data tornou-se um marco na história do comerciário, que só veio a ter sua profissão reconhecida em 2013, por meio de uma lei sancionada pela presidente Dilma Roussef.
Como se pode ver por este breve histórico, o 30 de outubro é para os comerciários uma data muito importante. E por tudo o que representa na vida econômica do país , o comerciário é um profissional imprescindível no processo de desenvolvimento do país.

Parabéns comerciário, você merece cada conquista que, em seu nome , o SINCOMAR consolidou, via convenções coletivas de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário