quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FECEP recebe palestra sobre a reforma trabalhista



A fim de debater e compreender melhor a atual situação das leis trabalhistas, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), reuniu dirigentes sindicais e advogados de seus sindicatos filiados para tratar do assunto. O evento acontece durante todo o dia 10 de agosto, com a presença do desembargador Cássio Colombo Filho, que terá a oportunidade de explanar aos espectadores sobre as novas regras.
Aprovada pela Câmara dos Deputados em 27 de abril, pelo Senado em 11 de julho e sancionada pelo Presidente Michel Temer em 13 de julho, a reforma trabalhista passará a vigorar à partir de dezembro de 2017. A proposta visa alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mudando as relações trabalhistas em todo o Brasil.
Vicente da Silva, presidente da FECEP, abriu o dia falando sobre as dificuldades que os advogados poderão encontrar à partir de 2018: "Diante da atual circunstância, a Federação optou por ministrar esse debate para que todos os nossos sindicatos filiados possam compreender melhor as novas leis trabalhistas. A situação atual é bastante desconfortável para o meio sindical, precisamos compreender o novo formato da CLT para defender os direitos dos trabalhadores", afirmou Vicente.
Para o palestrante do dia, o desembargador Cássio Colombo Filho, a nova reforma trabalhista tende a complicar as relações entre patrões e trabalhdores: "Trabalhadores e patrões precisam fechar acordos coletivos que beneficiam ambas as partes, para que as novas leis não os deixem para trás e prejudiquem os interessados. A nova CLT tende a afastar essas partes, mas isso não pode acontecer, pois as negociações coletivas serão essenciais", explicou o desembargador.
Em tempo, Cássio comentou sobre a regulamentação dos Comerciários, Lei 12.790/2013: "Ao meu ver, a regulamentação dos comerciários deverá ser levada em conta antes das novas leis da CLT, pois é uma Lei específica que trata de assuntos que sobrepõe a reforma trabalhsita", analisou.
Compuseram a mesa de palestras o advogado da FECEP, Dr. Roberto Barranco, e o advogado do Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba, Dr. José Mario Muller.
Estiveram presentes no evento, além dos sindicatos filiados da FECEP, a Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Paraná (FETIEP).

Fonte e fotos: Comunicação FECEP



Nenhum comentário:

Postar um comentário