segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Black Friday da crise’ tenta salvar varejo em ano de vendas fracas



O cenário do comércio não é dos melhores, com queda no consumo mês a mês em meio a uma economia retraída, com altos índices de desemprego e de inadimplência e aperto no crédito. Mas um evento que há 5 anos chegou no Brasil “importado” dos EUA tem se tornado a segunda maior data do varejo brasileiro. É a Black Friday, data oficial de “superdescontos” oferecidos por varejistas para fisgar os consumidores, que acontece desde 2011 e vem crescendo em termos de vendas e faturamento – já ultrapassou o Dia das Mães e só fica abaixo do Natal. Neste ano, em sua 6ª edição, será realizada no dia 25, próxima sexta-feira. A previsão dos organizadores é atingir R$ 2 bilhões em vendas.
Em 2015, o crescimento das vendas totais na Black Friday foi menor em comparação com o das demais edições, de 75%, abaixo da média de 100% dos anos anteriores, e neste ano a previsão é de aumento de apenas 30% ante o ano passado. Mesmo assim, o  resultado será bom, segundo avaliação dos comerciantes.
Em Maringá
Em Maringá os lojistas também participam da liquidação Black Friday e por isso haverá expediente especial no último sábado desse mês para liquidação de estoques a preços promocionais. As  lojas que normalmente abrem nos dois primeiros sábados até as dezoito horas, funcionarão  em período  integral   nos dias 12 e 26 . E as horas trabalhadas a mais nesses dois sábados    poderão ser pagas ou integralmente compensadas com folgas, conforme acordo entre empregado e patrão. Na sexta-feira, dia 25,  o comércio funciona em horário normal.




 

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