quinta-feira, 28 de abril de 2016

Hoje é um dia para não ser esquecido


O 28 de abril é considerado o Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes de trabalho.


A data foi instituída no Brasil em 2005, tendo como objetivo reforçar a prevenção de acidentes e doenças do trabalho , buscando atingir formas decentes de trabalho.
Segundo estimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho) , de um total de 2,34 milhões de acidentes mortais de trabalho a cada ano, somente 321 mil se devem a acidentes propriamente ditos. O restante, 2,02 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Trata-se de um déficit inaceitável, afirma a OIT.
O maior problema é a ausência de políticas adequadas de prevenção das enfermidades profissionais que tem por consequência profundos efeitos negativos na vida dos trabalhadores e suas famílias e também da própria sociedade. Isso devido ao enorme encargo gerado, particularmente no que diz respeito à perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social.
As centrais sindicais e os sindicatos de base passaram a celebrar a data , não com festa, mas com ações efetivas de combate ao abuso e ao descaso de empregadores que pouco se importam com a saúde do seu empregado.
A prevenção , além de poupar vidas , reduz os custos , não só da Previdência, como também do sistema de saúde pública. Os sindicatos (o SINCOMAR vem se empenhando muito nisso) tem desenvolvido frequentemente ações de prevenção aos acidentes de trabalho  e às enfermidades profissionais, causadas muitas vezes pelo assédio moral. 

Por tudo isso, este 28 de abril é um dia de reflexão, mas também de aprendizado. Dia de aprender , por exemplo, que é muito mais salutar adotar práticas preventivas do que remediar os danos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário