sexta-feira, 27 de abril de 2018

Supermercados de Campos (RJ) não abrirão mais aos domingps


Supermercado
Supermercado / Antônio Leudo
Os presidentes dos sindicatos dos Comerciantes Varejistas (Sindivarejo) e dos Empregados do Comércio de Campos celebraram na tarde desta segunda-feira (29) o acordo para fechar os supermercados da cidade aos domingos. A medida entrará em vigor no dia 1º fevereiro e continuará até 31 de maio. Inicialmente, a solução para driblar a crise por “período experimental”.
O presidente do Sindivarejo, Roberto Viana explica que o momento econômico obrigou à medida. Segundo ele, os supermercados depois dos bancos foram os últimos a sentirem a crise que se estende desde 2015. “Mas ela chegou em junho. Por isso, essa decisão de fechar os supermercados aos domingos, até que se ajuste a economia”, justifica.
Roberto Viana ainda explica que após o dia 31 de maio será feita uma assembleia quando será analisado o resultado da medida, se o saldo foi positivo ou não e, só então, poderá ser proposta a ampliação do prazo, ou não.
O presidente do sindicato dos Empregados do Comércio, Ronaldo Nascimento, lembra que a lei que autoriza a abertura dos supermercados aos domingos completa 10 anos, mas não considera retrocesso para o município os estabelecimentos não abrirem aos domingos.
Segundo ele, os empregados autorizaram, durante assembleia na última quinta-feira (25), a não abertura. Hoje, em Campos, são pouco mais de 2 mil trabalhadores nestes estabelecimentos do ramo de alimentos.
Ele também Ronaldo também não visualiza demissões. “Quando se passou a trabalhar nos domingos não houve contratação extra, então não tem porque demitir”, disse.
Ainda caberá ao sindicato dos Empregos do Comércio fiscalizar se a medida estará sendo cumprida por todos os supermercados e acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT). 
Fonte:Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário