sexta-feira, 2 de março de 2018

A Globo fala de outro país que não é o Brasil


                                        Por Messias Mendes 

Vi alguns noticiários da Globo News ontem à noite e confesso que fiquei pasmo. Os apresentadores falavam com entusiasmo dos sinais de recuperação da economia e retomada do emprego , num nível que só a Globo enxerga.

O pior é que usava como fonte o IBGE que acaba de constatar que o emprego formal caiu e o que aumentou foi a informalidade. Ou seja, o Brasil está virando o país do bico.
Na verdade o desempregado que consegue achar trabalho se vê obrigado a trocar direitos e garantias da carteira assinada por ocupação autônoma.
Existem hoje no Brasil 33,296 milhões de pessoas com carteira assinada. Isso é 3,4 milhões a menos do que em 2014. Enquanto isso o número de trabalhadores informais (os por conta própria) subiu de 21 milhões para 23,2 milhões.
Houve redução da massa salarial. Os milhões que fazem bicos tiveram rendimento médio de R$ 1.179 contra R$ 2.090 dos trabalhadores formais.
E aí os apresentadores e repórteres da Globo News enchem a boca para dizer que o brasileiro está recuperando o seu poder de compra.
Aonde isso, cara pálida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário