terça-feira, 23 de setembro de 2014

Mutirão da Justiça para solucionar definitivamente ações pendentes

A Justiça do Trabalho promove esta semana (de 22 a 26), a 4ª. Semana Nacional  de Execução Trabalhista, esforço concentrado para encerrar, definitivamente, milhares com condenação transitada em julgado, nos quais o trabalhador ainda não recebe o que lhe é devido. A semana de execução mobiliza Varas do Trabalho, os Tribunais Regionais e o Tribunal Superior , principalmente por meio de audiências de conciliação  que reúnem credores e devedores, visando o pagamento de dívidas trabalhistas.

Até 2012 existiam  mais de 2,7 milhões de processos trabalhistas na fase de execução. Para o presidente do TST, ministro Barros Levenhagen, a execução é uma preocupação de todo o judiciário, mas na Justiça do Trabalho ela ganha conotação de dramaticidade, uma vez que  as verbas tem natureza alimentar.

Além das conciliações o trabalho se concentra também em pesquisas para identificação de bens dos devedores com  a utilização de ferramentas eletrônicas como o BacenJud (contas bancárias), RenaJud (veículos) e Infojud (bens constantes da declaração à Receita Federal). Localizados os bens, a Justiça pode dar dar continuidade  a processos até então parados à espera da iniciativa do devedor.

Outra frente é a reavaliação  de processos em arquivo provisório por falta de bens a serem penhorados, com novas tentativas de sensibilizar os devedores. No último dia, ou seja , dia 26, será realizado um grande leilão  de bens penhorados.


Fonte : Secretaria de Comunicação Social do TST

Nenhum comentário:

Postar um comentário